Free stock photo by Freeimages.com
7 Motivos valiosos para você se conhecer melhor
7 de maio de 2018
Como estes 5 pensamentos detonam sua saúde?
21 de maio de 2018
Exibir tudo

Tire sua dúvida: Terapia ou Coaching?

Image designed by creativeart - Freepik

Um dia você percebe que algo em sua vida não está legal e bate aquela dúvida: devo fazer Terapia ou Coaching?  Veja aqui como definir que caminho seguir para dar início logo àquela mudança tão necessária para a sua vida! 

O Cenário 

Você se dá conta que o tempo está passando e que você parece remar, remar mas nunca chega à praia…Como se fosse um barco à deriva… sozinho ou perdido na imensidão do oceano. Ansiosa, deprimida, esgotada ou sem esperanças, é neste momento que você decide que é hora de fazer alguma coisa. Não dá mais para adiar – é hora de mudar!

Dois caminhos disponíveis: Terapia ou Coaching?

Você decide agir e aí vem a dúvida:  procuro um Terapeuta ou um Coach ?

 “Coach” é a palavra em inglês usada para treinador ou instrutor. Então, “Coaching” é o termo designado para o processo de orientar alguém a atingir um objetivo específico: pessoal, profissional, relacionamento, negócios, etc.

 O “Terapeuta” é a pessoa tem conhecimento sobre processos psíquicos e mentais que determinam o comportamento humano. Então, a “terapia” é um processo de auto-conhecimento que fortalece e desperta novas possibilidades e conquistas. 

Assim como há diferentes abordagens de Coaching, há diferentes especialidades terapêuticas. Você pode contar com psicólogos, psicanalistas, psiquiatras.

 Uma coisa é fato: tanto Terapia ou Coaching podem ser aquele “empurrãozinho” que você precisa para realizar mudanças em sua vida. A diferença está na “profundidade”.  

 Qual caminho escolher?

O Coach utiliza técnicas que focam a otimização dos talentos que você já tem e a definição das habilidades que precisam ser desenvolvidas para que você possa atingir suas metas pessoais. O foco está no planejamento de ações futuras. 

O Terapeuta , além de focar o bem-estar do momento presente e futuro, também domina técnicas que auxiliam o paciente a entender “porque” ele age daquele modo. O foco é olhar para dentro, mais fundo em sua história, e tornar-se consciente das suas ações para ser capaz de escolher como quer viver seu futuro.

Então, o que atende melhor sua necessidade neste momento?

Você sente que pode produzir mais mas não sabe “como”? Ou falta definir um foco pra sua vida? Ou sente que precisa aprender a tomar decisões mais assertivas e planejar melhor a realização dos seu sonhos no futuro? Comece um processo de Coaching.

Mas se você sente que tem algo aí dentro que está errado já há algum tempo, quer se entender melhor, ou se sente incomodada por alguma questão emocional, invista em Terapia.

E então? Um pouco mais claro?

Entre em contato comigo se quiser uma orientação personalizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *