Por acreditar que toda terapia demora a apresentar resultados muita gente acaba adiando uma melhora significativa em suas vidas.
Aliás, talvez seja senso comum mas o fato é que quando pensamos “terapia” logo associamos a tratamentos longos. Não é uma mentira mas também não é regra.
Por exemplo, alguns tratamentos psicológicos são mais “analíticos” como a psicanálise freudiana ou junguiana. Visto que buscam um conhecimento psíquico mais profundo estes demandam mais tempo.
Porém, existem outras linhas teóricas que possuem outros objetivos e que oferecem modalidades de duração um pouco mais curta.
Independentemente da modalidade, o que importa é que toda terapia visa melhoria da estrutura psíquica e passar pelo processo é muito bom!
A Terapia Breve é mais “pedagógica” e focada nos problemas trazidos pelo paciente. Ou seja, tem um ponto de partida e um ponto de chegada, e traça um plano a ser percorrido estrategicamente e por isso consegue estimar um tempo de percurso.
Portanto, o primeiro objetivo é ajudar o paciente a enxergar as circunstancias atuais da sua vida sob novas perspectivas, ampliando o contexto em que o “problema” está inserido.
O passo seguinte é, com o uso do recursos internos e pessoais do paciente, compreender e mudar alguns padrões de comportamento/relacionamento e desenvolver soluções práticas para enfrentar dificuldades e se sentir mais satisfeito com sua vida.
A Terapia Breve é uma modalidade de intervenção terapêutica vista como “focada em soluções”, já que está mais voltada para os fatos atuais e no futuro (no que pode ser feito) do que na origem dos problemas, no passado.
Como características principais estão:
Não há apenas um caminho para se chegar à solução. Por isso, há uma variedade de abordagens terapêuticas disponíveis e que podem ser usadas sozinhas ou combinadas.
Eu utilizo técnicas de intervenção estratégicas como a Psicologia Positiva, Terapia Cognitivo Comportamental, Reprogramação Mental, Hipnoterapia Ericksoniana, Regressão de Memórias.
Sim. Quando o processo terapêutico se dá exclusivamente com técnicas de Hipnose e PNL ele é considerado uma Terapia Super Breve pois a queixa é trabalhada em até 10 sessões.
Resumindo, nem toda terapia “demora muito”. O que pode definir a modalidade, e portanto o tempo do tratamento, deste “caminho” é a entrevista inicial . Os passos seguintes são alinhados conforme os resultados e os objetivos vão sendo alcançados.
Vamos iniciar uma jornada e trilhar um caminho de transformação pessoal surpreendente?
Entre em contato comigo! Clique aqui e venha me conhecer.