Regressão como ferramenta terapêutica ?
30 de janeiro de 2016
Mapeamento de Perfil Profissional – para que serve?
10 de junho de 2016
Exibir tudo

Me explica o que é Coaching, por favor?

O que é Coaching?

Coaching é um processo que te ajuda a desenvolver habilidades e potencializar seus talentos para conquistar um objetivo.

Este treinamento permite que pessoas tomem decisões conscientes sobre como querem conduzir suas vidas. Além disso, facilita o desenvolvimento de autoconfiança para se que você possam assumir o controle de suas próprias vidas.

Este processo pode ser encarado como um treinamento, pois envolve um instrutor (o Coach) e o aluno (Coachee). Cada um tem o seu papel: de um lado o Coach, que conduz o processo usando diversas ferramentas que provocam muitas reflexões, e do outro o Coachee, que compromete-se a trabalhar todas estas questões de forma genuína e engajada.

Treinamentos diferentes para treinamentos específicos

Assim como existem objetivos diferentes, há diferentes tipos de Coaching. Cada processo é composto de ferramentas específicas para atender propósitos específicos.

Por exemplo:

  • Coaching Pessoal ou Life Coaching – ajuda pessoas a atingir sonhos pessoais, realizar mudanças em suas vidas de forma planejada e consistente.
  • Coaching de Carreira – foca o desenvolvimento profissional seja no início da carreira, seja para uma transição; provoca insights que impactam na escolha da carreira.
  • Coaching Executivo – ajuda o profissional/líder a melhorar suas habilidades de liderança para minimizar conflitos, capitalizar forças e desenvolver competências e comportamentos eficientes em suas equipes para assim atingir melhores resultados/performance.
  • Coaching de Times – ajuda pessoas a atingir performances extraordinárias em conjunto, com um objetivo comum, atém de promover satisfação pessoal para cada membro da equipe.
  • Coaching de Negócios – auxilia o empresário a tomar decisões assertivas quanto aos principais aspectos da organização para que possam otimizar seus investimentos e atingir os resultados almejados.

Quais resultados é possível obter?

Enfim, este formato de “treinamento” veio para ficar. É eficiente. Traz resultados. Atualmente, muitas ferramentas estão sendo desenvolvidas e adaptadas para as mais diversas finalidades tais como:

  • Coaching Afetivo/Relacionamentos: para casais, para quem se separou ou perdeu um grande amor, permite reorganização, criação de novas estratégias, novos padrões, e a melhora da comunicação nas interações afetivas.
  • Coaching para Pais: para garantir que o relacionamento com seus filhos permita que se desenvolvam com toda sua capacidade;
  • Coaching para Crianças: para que aprendam a gerenciar suas agendas, desenvolvam habilidades de organização e socialização,
  • Coaching para Adolescentes: para que sejam capazes de viver a transição para a vida adulta com mais confiança e atitudes positivas e produtivas;
  • Coaching Vocacional: para que o adolescente possa descobrir seu potencial e definir um foco para sua vida profissional;
  • Coaching para vestibulandos/concurseiros: para que saibam gerenciar suas agendas, desenvolver disciplina e foco para  conciliar seus estudos e demais atividades das suas vidas.
  • Coaching para Professores: para que estes profissionais tão especiais atentem para a sua qualidade de vida e consequentemente possam se realizar profissionalmente;
  • Coaching para Expatriados: para quem mudou de país e precisa se adaptar a uma nova cultura, desenvolver novos hábitos e novos amigos, etc.

Enfim, qual o benefício do Coaching?

O que você ganha quando faz o processo? Você basicamente “sai do lugar”.  Você realiza, você se desenvolve, melhora sua performance e seus resultados. Por isso eu digo que você expande as suas fronteiras.

Mas o processo é milagroso? Não! O processo é valioso!  Porque você re-descobre ou revela seu potencial e por isso as coisas acontecem. Além disso, você desenvolve a disciplina que precisa para ir até o fim com o seu projeto.

Mas como o processo acontece?  Neste ponto é que eu entro como sua Coach. Vou escolher as ferramentas adequadas para que possamos trabalhar suas necessidades e seus objetivos. Não é “blá blá blá”. Trata-se de muitos questionamentos e muita tarefa. Estarei ao seu lado, te conduzindo e serei aquela “mãozinha” que te acolhe e te impulsiona – se for preciso – para que você não perca o foco e siga em frente rumo aos seus objetivos.

Vamos começar agora ? Em que aspecto da sua vida vamos trabalhar?

Dê aqui o primeiro passo: solicite agendamento.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *