9 sintomas que te impedem de ter uma vida radiante !
21 de março de 2019
Minha vida está um caos – pessoal e profissional
15 de setembro de 2019
Exibir tudo

Está difícil manter a concentração e o foco?

Manter a concentração ou o foco parece impossível?

Em uma sociedade tecnológica, em que redes sociais e  informações estão a um clique de distancia, se concentrar é desafiador..

O que poucos sabem é que existem formas de turbinar esta habilidade, seja através de treinamentos ou processos terapêuticos.

Em que situações é preciso manter o foco?

É muito chato perceber que:

  • não está conseguindo se concentrar ou focar em uma tarefa que não é muito do seu interesse;
  • não consegue dedicar tempo suficiente para estudar para um concurso ou vestibular;
  • quando vai fazer alguma coisa, já no meio do caminho se pergunta “o que eu vim fazer?”;
  • ao término de um texto você não consegue sequer fazer um resuminho do que acabou de ler;
  • precisa se lembrar de instruções para preparar um bolo especial. Mas sem a receita não mão você se perde na ordem das etapas e processos;
  • torce para não ser escolhida para fazer anotações da reunião porque se distrai e deixa de anotar dados importantes;
  • durante a aula, principalmente quando a matéria não é lá tão interessante, você “viaja” e perde informações que o professor deu e mais tarde tem que fazer pesquisas por conta própria;

Fica ainda pior se você perceber que começou a fugir de atividades que exigem foco ou se só de pensar nas palavras “concentração” ou “foco” você já começa a ficar ansiosa, não é mesmo?

Soluções Práticas

O que você precisa saber é que  o cérebro não é uma estrutura estática.  Isso quer dizer que ele  pode ser fisicamente alterado em resposta à atividade intensiva, focada e repetitiva. É o caso dos treinamentos de memória operacional disponíveis em escolas específicas – e aqui através do programa Cogmed.

É a sua memória operacional, ou memória de trabalho, a responsável por manter e organizar as informações recentes ou armazenadas há algum tempo e permitir que essas informações sejam utilizadas durante o raciocínio.

Ela é essencial para o aprendizado,  no trabalho e também em atividades do nosso dia a dia.

Por outro lado, às vezes esta falta de capacidade de se concentrar tem um “fundo emocional”. Esta questão emocional por exemplo  gera quadros de ansiedade ou apatia,  e as informações se perdem ou se confundem –  impossibilitando o foco.

Estresse, ansiedade, baixa autoestima ou desinteresse também prejudicam a memória e a concentração.

Nestes casos, uma ferramenta que pode promover resultados surpreendentes é a Hipnoterapia. Ela atua exatamente onde estas questões emocionais se encontram, ou seja, no seu subconsciente. Esta técnica  promove uma reprogramação mental, orientando o cérebro para o foco,  facilitando a concentração.

Quer saber mais sobre treinamento Cogmed ou sobre como a Hipnoterapia pode te ajudar a manter o foco, entre em contato .

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *